terça-feira, 5 de junho de 2012

AULA 12 - Soja e as geografias pós-modernas



Na aula 12, apresentamos as ideias de alguns geógrafos que vêem no final do século XXI uma grande diversidade no conhecimento geográfico. Para esses geógrafos, tal diversidade de métodos e imprecisão de conceitos deriva de um momento de transição histórica do período da Modernidade para um período Pós-Moderno. De acordo com esses autores, aqueles elementos consensuais que marcavam o período da Modernidade (Estado-Nação, centro-periferia etc.) seriam revistos e problematizados por novos valores e ideias de novos grupos. O acúmulo dessas narrativas diferentes em detrimento da Grande Narrativa da Modernidade exigiria que as ciências sociais voltassem a realizar trabalhos empíricos e procurasse novos modelos. As geografias pós-modernas tenderiam então a trabalhar com as pequenas escalas em detrimento das grandes. Como consequência, a Geografia tenderia a se fragmentar internamente e, talvez, perderia uma parte de sua identidade, apesar de se aproximar dos diversos interesses do mercado e dos grupos sociais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário